O século XIX foi a época da expansão do karatê de Okinawa, correção e revista pelos habitantes da famosa ilha(hoje nos dias atuais)deste tao cultivados e misteriosos movimentos. Logo no inicio desse século, ou talvez já no final do século XVIII , os três grandes estilos vieram a tona trazendo seus grandes mestres(sensei, shihan ou hanshi) e seguidores.
SHURI-TE-RYU: Ao redor de shuri,(cidade de Okinawa)desenvolveu-se o shuri-te-ryu, suas técnicas lembram o norte da china no se trabalha muito os membros inferiores;deslocamento rápido ,esquiva, chutes altos , saltos e ate mesmo movimentos acrobáticos com ênfase na velocidade.E o estilo suave.
Por ensinar na cidade Shuri, o estilo “TE”de Sakugawa ficou conhecido como shuri-te-ryu. Sakugawa tinha quase 70 anos quando um jovem chamado Sokon Matsumura começou a treinar com ele. Matsumura revelou-se melhor aluno que Sakugawa já treinara e,depôs de morte dele , tornou-se um dos mais promitentes instrutores de shuri-te-ryu; e foi sua influencia que deu ensejo ao surgimento ao shorin-ryu, shito-ryu, shotokan-ryu e wado-ryu.
TOMARI-TE-RYU: Na cidade de Tomari formou-se este estilo que dava referencia a sua cidade de criação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário