TOTAL DE VISITAS

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

SHIHAN FUNAKOSHI





Nascido em Shuri distrito de Yamakawa-cho no ano de 1868, de família instruída,Gichin Funakoshi era filho único e uma criança frágil. Sentia-se constantemente solitário, tornou-se um homem de letras, poeta, filosofo e calígrafo. Era um celebre intelectual de sua época.
Começou a treinar karatê aos 12 anos de idade com o sensei Itosu e também com sensei Azato, tendo aprendido outros estilos com diversos grandes sensei’s da época. Com maestria consegui, consegui fazer de uma simples técnica, uma vereda espiritual então desconhecida, semelhante ao do monge Bodhidarma.
Assim sensei Funakoshi encentrou no zen-buismo o bushidô ou o caminho do guerreiro( bases filosóficas e espirituais das artes marciais zen , uma ponte para o autoconhecimento,paz e serenidade do espírito.
Sensei Funakoshi dava ênfase ao fato de sua metodologia proporcionando a oportunidade de chegar a verdadeira filosofia do karatê. Não somente pelos seus atos, mas pelo que diziam os seus alunos: dotado de uma tremenda força interior. Sua técnica tão apurada seus golpes de bloqueios vigorosos, que poucos alunos ousavam treinar com ele;ate em idade avançada.Sensei funakoshi executava os katas com perfeição impar de seu estilo.Ele foi intitulado pai do karatê moderno por por seus métodos notáveis de técnica avança, bem mais do que de sua ilha de origem baseando seu método na arte de auto defesa com ele costumava dizer “ karatê ni sente nashi”( no karatê não existe atitude ofensiva)
Mas foi somente em 1902 que sensei Funakoshi , depois de estudar métodos de combate,fez sua primeira demonstração do denominado Okinawa-te(mãos de Okinawa) a representantes da prefeitura de Kagoshima em Kyoto; que ate então todo e qualquer treinamento era efetuado em segredo.
Quinze anos mais tarde, em 1917, aconteceu a primeira demonstração oficial em Tóquio , perante a Butokuken (órgão gestor das artes marciais do Japão), chamando a atenção do príncipe Hirohito. Posteriormente em 1922, retornou para uma grande demonstração a pedido do imperador, na presença de aficcionados por artes marciais. Nessa viagem sensei funakoshi conheceu sensei Jigoro Kano fundador do judô, e o próprio sensei Kano que convidou sensei Funakoshi para fazer um demonstração na kokodan meca do judô na presença de vários mestre d época.
Jigoro kano pediu a sensei Funakoshi que lhe ensinasse algumas técnicas do karatê-do e então após esse fato nasceu uma grande amizade entre os dois mestres que ainda hoje é desconhecida por adeptos de amas as artes.(Dado este relato e de muito boa serenidade passar estas informações aos praticantes de artes marciais que conhecemos.)Mais tarde o mestre foi convidado a ministrar aulas pelo governo e difundir sua arte.Todo o seu empenho teve o devido mérito e critério pois sensei Funakoshi alterou algumas formas (kata) adaptando á realidade atual pois o karatê foi adotado como disciplina me varias universidades onde ate hoje é praticado periodicamente.
Ao abrir seu primeiro dojô no Japão em 1936,seus alunos o batizaram de shotokan , que significa “escola de shoto”. Shoto significa me japonês” pinheiro ou calda de tigre”- pseudônimo que sensei Funakoshi usava artisticamente para assinar seus poemas.

Nenhum comentário:

A PALAVRA OSS!

Em sânscrito , mantra (a palavra mantra tem dois componentes MAN=pensar e TRA= transcender , livra-se das armaduras, instrumento) a saber pode se traduzido como vocalização de uma letra, silaba, palavra, frase ou texto, com ou sem notas musicais cujo potencial vibratório emana toda a sua mensagem de comunicação.

A palavra oss, é um mantra de origem japonesa , e torna-se praticamente uma linguagem dentro do mundo do karatê-do, compreendida e trocada no meio de numerosos praticantes de varias nacionalidades e linhas técnicas , o que faz ter uma conotação universal , não somente nas ocasiões de encontros cotidianos mas também para substituir certas palavras ou expressões diárias tais como: bom dia, boa tarde, sim, não , entendi, não entendi, ouvi,certo etc.

Quando for usa-la para cumprimentar ou saudar, faça-o com firmeza e vigor, olhe nos olhos do outro e depois incline levemente demonstre respeito, sinceridade, confiança e segurança pelo seu semelhante; quando a saudação for em grupo se concentre em cada pessoa que esta no dojô, mesmo os que são simplesmente ouvintes.

A transição fonética do oss , escreve originalmente com dois caracteres chineses.

O primeiro caractere que significa literalmente pressionar, simboliza o espírito combativo, a importância do esforço de afrontar todos os obstáculos que venham ti desafiar.

O segundo caractere , que significa sofrer e o espírito de perseverança; suporta as dores e resiste os momentos de depressão com paciência e sem renunciar guardando sempre a serenidade.

A expressão oss , chama toda egregora de karateca ao esforço maximo para que se tomem um resolução , se comuniquem e coragem mutuamente, estando educados para o melhor caminho.

Quando foi ecoada pela primeira vez na escola naval, já ecoava todo poder d e seus princípios.

A palavra oss não pode nem deve ser pronunciada levianamente , pois devemos reexaminar nossa atitude ,postura estado de espírito , pronunciação e harmonia interior. Não queremos aqui impor um conduta padrão mais sim da um medida para que todo karateca possa ter um base nas teorias e aplicar na pratica.

Onde encontrar as escola Asteka?

R. Paraguaçu 834-Serrinha- Fortaleza-Ce
fone. 88083244
Shihan Francisco Djalma 5º dan


R. Jaime Benevolo- Fatima-Fortaleza-Ce- ACADEMIA CORPORE-SANO
fone. 3227-8300
Shihan Francisco Djalma 5ºdan

R. Menor Geronimo s/n Passaré-Fortaleza-Ce -ESPAÇO VIVA GENTE
fone.3101-3018/31013017
Sensei Elson araujo 1º dan



Av. 2 de Maio s/n-Passaré-Fortaleza-Ce- E.E.F RAIMUNDO DE MOURA MATOS
fone.
Kohai Franciso Carlos


R. Sitônio Monteiro s/n- Santa Luzia- Canindé-Ce- CSU
fone.99335586/99946359/88377127/88083244
Shihan Francisco Djalma 5º dan
Shihan Romilson Mariano 4ºn
Sensei Ivanildo Amorin 2º dan
Sensei Francisco Erilson 1º dan


EEFM. Senador Paulo Sarasati - centro de Paramoti-Ce
fone.99187802
Sensei Marcos Rocha 3º dan







POTÊNCIAS DO KARATÊ

Muitas pessoas têm a impressão errônea de que as armas do karatê são apenas as mãos (fechadas ou abertas) e os braços, os pés e as pernas. Entretanto, não é exagerado dizer que todas as partes do corpo, desde o topo da cabeça até a ponta dos dedos dos pés, podem ser usadas como arma. Por exemplo, do pulso para baixo existem pelo menos dez armas possíveis: o seiken (punho normal), o uraken (o dorso do punho), o shuken (o punho da mão), o ippon­ken (o punho de ponto único), o chükõken (outro punho de ponto único), o tettsui (o punho-martelo), o shutõ (a mão em espada), o nukite (a mão em lança), o ippon nukite (a mão em lança de um dedo) e o nihon nukite (a mão em lança de dois dedos). E do tornozelo para baixo: koshi (a bola do pé), o shusoku (o arco do pé), o sokutõ (pé em espada), o tsumasaki (a ponta do dedo), o enju (o calcanhar) e o sokkõ (o topo do pé). Outras áreas dos braços e das pernas usadas como armas são os pulsos, os cotovelos e os joelhos. Quase não há parte do corpo que não possa ser usada como arma.

QUEM SOU EU

Minha foto
Fortaleza, Ceara, Brazil
Educação arte e espote

ARTE MARCIAL

Arte-É definida como criatividade ,habilidade,expressão ou concretizarão de uma idéia ou de coisas que possuem formas e beleza.o domínio de uma técnica ou maneira de ser e/ ou fazer ao que possa mexer em nossa alma corpo ou coração.
Marcial-deriva do marte,Deus da guerra,no panteão romano,irmão de Minerva, deusa da sabedoria.quando falamos guerra,é necessário prestar muita atenção pos este termo representa muitos símbolos.Marcial aqui significa junto com este termo guerra, uma busca em um objetivo de conhecer o seu maior combatente que é o seu (EU)