Nascido em Shuri distrito de Yamakawa-cho no ano de 1868, de família instruída,Gichin Funakoshi era filho único e uma criança frágil. Sentia-se constantemente solitário, tornou-se um homem de letras, poeta, filosofo e calígrafo. Era um celebre intelectual de sua época.
Começou a treinar karatê aos 12 anos de idade com o sensei Itosu e também com sensei Azato, tendo aprendido outros estilos com diversos grandes sensei’s da época. Com maestria consegui, consegui fazer de uma simples técnica, uma vereda espiritual então desconhecida, semelhante ao do monge Bodhidarma.
Assim sensei Funakoshi encentrou no zen-buismo o bushidô ou o caminho do guerreiro( bases filosóficas e espirituais das artes marciais zen , uma ponte para o autoconhecimento,paz e serenidade do espírito.
Sensei Funakoshi dava ênfase ao fato de sua metodologia proporcionando a oportunidade de chegar a verdadeira filosofia do karatê. Não somente pelos seus atos, mas pelo que diziam os seus alunos: dotado de uma tremenda força interior. Sua técnica tão apurada seus golpes de bloqueios vigorosos, que poucos alunos ousavam treinar com ele;ate em idade avançada.Sensei funakoshi executava os katas com perfeição impar de seu estilo.Ele foi intitulado pai do karatê moderno por por seus métodos notáveis de técnica avança, bem mais do que de sua ilha de origem baseando seu método na arte de auto defesa com ele costumava dizer “ karatê ni sente nashi”( no karatê não existe atitude ofensiva)
Mas foi somente em 1902 que sensei Funakoshi , depois de estudar métodos de combate,fez sua primeira demonstração do denominado Okinawa-te(mãos de Okinawa) a representantes da prefeitura de Kagoshima em Kyoto; que ate então todo e qualquer treinamento era efetuado em segredo.
Quinze anos mais tarde, em 1917, aconteceu a primeira demonstração oficial em Tóquio , perante a Butokuken (órgão gestor das artes marciais do Japão), chamando a atenção do príncipe Hirohito. Posteriormente em 1922, retornou para uma grande demonstração a pedido do imperador, na presença de aficcionados por artes marciais. Nessa viagem sensei funakoshi conheceu sensei Jigoro Kano fundador do judô, e o próprio sensei Kano que convidou sensei Funakoshi para fazer um demonstração na kokodan meca do judô na presença de vários mestre d época.
Jigoro kano pediu a sensei Funakoshi que lhe ensinasse algumas técnicas do karatê-do e então após esse fato nasceu uma grande amizade entre os dois mestres que ainda hoje é desconhecida por adeptos de amas as artes.(Dado este relato e de muito boa serenidade passar estas informações aos praticantes de artes marciais que conhecemos.)Mais tarde o mestre foi convidado a ministrar aulas pelo governo e difundir sua arte.Todo o seu empenho teve o devido mérito e critério pois sensei Funakoshi alterou algumas formas (kata) adaptando á realidade atual pois o karatê foi adotado como disciplina me varias universidades onde ate hoje é praticado periodicamente.
Ao abrir seu primeiro dojô no Japão em 1936,seus alunos o batizaram de shotokan , que significa “escola de shoto”. Shoto significa me japonês” pinheiro ou calda de tigre”- pseudônimo que sensei Funakoshi usava artisticamente para assinar seus poemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário